Seguidores

27 julho 2009

Um pouco sobre câimbras!!!

Ae vozes do cof... cof...

Ae galera... Hoje vamos falar sobre algo importante, principalmente para quem pratica exercícios... e esquece de alongar, o tema hoje é CÂIMBRAS!!!

Caimbras na verdade é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez. Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são:
- Panturrilhas ou gemelares (batata da perna)
- Músculos anteriores e posteriores da coxa
- Pés
- Mãos
- Pescoço
- Abdomen

Neste dia eu eu meu irmão Prof. Fernando, fomos até Pirenópolis com uma turma super-legal (tem hífen ou não? - Bah! não sou professor de gramática mesmo), para fazer uma trilha, um mergulho, um rapel básico (o pH deve ser acima de 7 para ser básico rsrsrsrs), e como sempre muitas aventuras surgiram.


Após o mergulho num lago, a água estava fria pra caramba, em torno de 19ºC, nosso nobre prof teve uma baita câimbra... entre tantos motivos, o que deveria ter causado a câimbra no nosso querido prof... Vamos lá:
- Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço) - O nosso prof. estava inserido nisso, foram mais de 6 Km de trilha.
- Desidratação (atenção para quem usa diuréticos) - Isso pode ser um dos motivos, mesmo tendo água em abundância, ficamos em trecho sem abastecimento.
- Alterações hidroeletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.
- Gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo) - Não... Acredito que nessa nosso prof está fora.
- Como autoproteção após uma fratura óssea, por exemplo.
- Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia - Esses também não.
- Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias) - Descartados para o nosso professor.
- Longos períodos de inatividade, sentado em posição inadequada. - É a viagem foi um pouco longa.
- Alterações estruturais como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho) - Não... Pé chato não.
- Insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática.
- Deficiência de vitamina B1, B5 e B6
- Anemia - Estas três ultimas descartadas para o professor Fernando.

E a carência de potássio?
Muito se comenta sobre depleção de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes de câimbras.

Como prevenir?
O segredo é, antes de qualquer esforço físico, deve-se realizar um alongamento bem caprichado, mais ou menos 15 minutos, além de hidratação... Água tônica é uma boa, pois tendo quinina ajuda evitar câimbras.

E a tal da banana?
Essa história da banana é um pouco confusa. A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Depois de algum tempo de exercício o músculo depleta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia. Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o "lixo" metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose.
Uma boa hidratação como já dito, ajuda a "lavar" esse excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras.Portanto, teoricamente a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia para os músculos. Isso é verdade para câimbras induzidas por exercício. Porém, esse truque não funciona com muita gente. A resposta parece ser individual, mas como banana não faz mal a ninguém, não custa testar.

12 julho 2009

Evolução

Ae Vozes...

Estou sumido né? Sabe como que é... férias!!!

Na verdade a correria foi tanta que mal me dediquei ao nosso blog, foi mal.
Agora neste segundo semestre voltarei mais brando, mas voltarei.

Vai um roteiro de estudo, para relaxar, uma breve introduçãozinha sobre...

Evolução.

Evolução = Mudança - espécies se modificam.
Fixismo, século XVII foi derrubada pelo evolução.

Teorias e Evidências da Evolução




  • Jean Baptiste Lamarck (1744-1829) - primeiro evolucionista.

  • 1ª lei de Lamarck - lei do uso de desuso.

  • 2ª lei de Lamarck - lei dos caracteres adquiridos.

  • Weisman (1868-1876) - refutou a 2ª lei de Lamarck usando um experimentos com ratos.