Seguidores

27 julho 2009

Um pouco sobre câimbras!!!

Ae vozes do cof... cof...

Ae galera... Hoje vamos falar sobre algo importante, principalmente para quem pratica exercícios... e esquece de alongar, o tema hoje é CÂIMBRAS!!!

Caimbras na verdade é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez. Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são:
- Panturrilhas ou gemelares (batata da perna)
- Músculos anteriores e posteriores da coxa
- Pés
- Mãos
- Pescoço
- Abdomen

Neste dia eu eu meu irmão Prof. Fernando, fomos até Pirenópolis com uma turma super-legal (tem hífen ou não? - Bah! não sou professor de gramática mesmo), para fazer uma trilha, um mergulho, um rapel básico (o pH deve ser acima de 7 para ser básico rsrsrsrs), e como sempre muitas aventuras surgiram.


Após o mergulho num lago, a água estava fria pra caramba, em torno de 19ºC, nosso nobre prof teve uma baita câimbra... entre tantos motivos, o que deveria ter causado a câimbra no nosso querido prof... Vamos lá:
- Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço) - O nosso prof. estava inserido nisso, foram mais de 6 Km de trilha.
- Desidratação (atenção para quem usa diuréticos) - Isso pode ser um dos motivos, mesmo tendo água em abundância, ficamos em trecho sem abastecimento.
- Alterações hidroeletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.
- Gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo) - Não... Acredito que nessa nosso prof está fora.
- Como autoproteção após uma fratura óssea, por exemplo.
- Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia - Esses também não.
- Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias) - Descartados para o nosso professor.
- Longos períodos de inatividade, sentado em posição inadequada. - É a viagem foi um pouco longa.
- Alterações estruturais como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho) - Não... Pé chato não.
- Insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática.
- Deficiência de vitamina B1, B5 e B6
- Anemia - Estas três ultimas descartadas para o professor Fernando.

E a carência de potássio?
Muito se comenta sobre depleção de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes de câimbras.

Como prevenir?
O segredo é, antes de qualquer esforço físico, deve-se realizar um alongamento bem caprichado, mais ou menos 15 minutos, além de hidratação... Água tônica é uma boa, pois tendo quinina ajuda evitar câimbras.

E a tal da banana?
Essa história da banana é um pouco confusa. A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Depois de algum tempo de exercício o músculo depleta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia. Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o "lixo" metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose.
Uma boa hidratação como já dito, ajuda a "lavar" esse excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras.Portanto, teoricamente a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia para os músculos. Isso é verdade para câimbras induzidas por exercício. Porém, esse truque não funciona com muita gente. A resposta parece ser individual, mas como banana não faz mal a ninguém, não custa testar.

Um comentário:

Wesley Fonseca disse...

kkk,o fernando é comédia d+!!!
Foi um prazer pra mim ter trabalho com esses 2 grandes biologos/professores: alexandre e fernadno.