Seguidores

15 abril 2008

Origem da Célula Eucariótica


Faltam 255 dias p o natal!



Para vcs verem galera... fui apunhalado... não pelas costas... por todos os lados... tudo bem que uso metodologia diferente da maioria... mas tudo bem... um dia me entenderão... bora lá:

No início de tudo só havia células procarióticas... fagocitando e produzino ATP para si... num dado momento entre uma fagocitose e outra, uma célula também procariótica mais com capacidade de produzir muito ATP foi fagocitada, então a bactéria "pensou": pq destrui-la? ela vai produzir muita energia para mim. A tal bactéria "pensou" também... pq não morar nela? ela vai me dar abrigo e alimento... dessa forma houve um simbiose entre ambas... e a bactéria q foi fagocitada deu origem ao que hoje chamamos de mitocôndria (tem DNA próprio e se reproduz de forma autônoma)... da mesma forma ocorreu com o que hoje chamamos de cloroplastos, enquanto a célula hospedeira, se assim posso chamar... dava abrigo e proteção, a célula que deu origem ao cloroplasto produzia alimento para ambas.

A membrana plasmática sofreu invaginação... resultando num núcleo individualizado... isso é vantagem... pois o material genético fica protegido dentro da carioteca.
Com isso se originou os eucariotos... com organelas... núcleo individualizado.

Mas lembre-se:
a) cloroplasto só existe em células vegetais.
b) mitocôndria existe tanto na vegetal, quanto na animal.

Valeu galera.

Força sempre.

Nenhum comentário: