Seguidores

23 agosto 2009

Eu... Meus alunos... E a Mata de Galeria!


Ae Vozes.



A aula de campo foi uma maravilha, nada melhor do que estudar o ambiente é estar inserido nele, na verdade somos parte desse meio ambiente, a palavra humano vem do latim humus, ou seja, terra, somos filhos da terra, do ambiente, é chegado a hora de amar nosso habitat natural.



Bem... se vocês prestaram atenção, pode reparar no mostrinho no final da ponte, o muleque quase matou todo mundo de susto quando começou a pular da ponte... pensa!!!



Essa mata aí é uma Mata de Galeria, formações florestais que acompanham rios de pequeno porte e córregos do planalto central, sendo associadas a nascentes de rios, por isso chamadas de higrófilas.



Essas formações formam corredores fechados (galerias) sobre curso d’água. O estrato arbóreo varia entre 20 e 30 metros, fornecendo cobertura de 70 a 95%, e é responsável pela alta umidade no interior da mata, bem como pela ausência de gramíneas.



As árvores são espécies perenifólias (sempre com folhas), não apresentando caducifolia (folhas caducas como diziam os antigo) na estação seca. Encontra-se no solo da mata galeria grande quantidade de matéria orgânica, oriunda da própria vegetação e da água do rio em épocas de enchente. As matas de galeria atuam como barreiras físicas, regulando os processos de troca entre ambientes terrestre e aquático, propiciando condições a infiltrações, uma vez que a mata de galeria protege os recursos hídricos, evitando a erosão.


A mata de galeria apresenta maior complexidade estrutural, o que resulta numa grande diversidade se comparada com demais ecótonos do cerrado. As matas de galerias são fundamentais para a manutenção da diversidade de aves do cerrado, pois essas formações florestais formam corredores que interligam aves entre Brasil Central, a Floresta Amazônica e Mata Atlântica.



Entretanto hoje a mata de galeria não age apenas como corredores de interligação, pois 51,8% das espécies de aves que se reproduzem no cerrado o fazem neste tipo de vegetação, ou seja, as matas de galeria são habitats chaves tanto para manter a fauna singular quanto oferecer alimentos, podendo também influenciar na diversidade de ecótonos que a circunda, principalmente no “efeito de bordas”, devido a sobreposição de habitats.

Um comentário:

Edmárcio Neres da Silva disse...

Muito boa a iniciativa e pelo visto foi bastante significativa!!!