Seguidores

09 janeiro 2011

A Origem da Vida - Teoria de Oparin & Haldane


Vozes!!!

V O Z E S S S !

Primeira postagem do ano, então vamos começar com um tema espetacular: “A Origem da Vida”.

A Abiogênese se tornou uma teoria desacreditada entres cientistas e estudiosos, dessa forma, especulações surgiram para explicar a origem da vida. Diversas vozes me perguntam, se a abiogênese é um mito, como então surgiram os primeiros seres vivos? Boa pergunta!

Dois gênios no mundo científico, Oparin (o da barbicha) & Haldane (o careca, e acreditem, não tem parentesco comigo, já pesquisei o fato), desenvolveram de forma independente a teoria que explicam a origem dos seres vivos, no entanto, os dois – ao contrário que pensam – nunca formaram uma dupla dinâmica como Batman & Robin, ou como Zezé di Camargo & Luciano, Oparin era russo e Haldane inglês, e os estudos foram realizados (como supra-citado) de maneira independente, (e pasmem!) na publicação do estudo foi usado o mesmo título/nome: “A ORIGEM DA VIDA”.

Lembra daquela frase de Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”, pois bem... essa teoria proposta por Oparin & Haldane, foi baseada na Teoria da Evolução Química de Huxley.

A Teoria da Origem da Vida diz que na atmosfera primitiva da Terra, assim como no Sol e em Júpiter, predominavam gases como metano, amoníaco, hidrogênio e vapor d’água, compostos por elementos químicos básicos (carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio), liberados através de erupções vulcânicas. Esses gases na atmosfera, submetidos a descargas elétricas e as fortes radiações ultravioletas (nossa camada de ozônio estava em formação), foram fundamentais para a formação de moléculas orgânicas complexas, e com frequentes chuvas, isso mesmo, pensa! Um ambiente com altas temperaturas e grande quantidade de mares, a evaporação excessiva resultava em fortes e frequentes chuvas, o que foi responsável pela transferência das moléculas orgânicas da atmosfera para os mares primitivos, dando origem aos coacervados, a primeira substância orgânica da Terra. Os coacervados formavam um sistema parcialmente separado do meio, permitindo que trocas fossem realizadas com esse meio. Posteriormente, com surgimento de uma membrana envoltória lipoproteica e ácidos nucléicos inseridos em seu interior, e adquirindo a capacidade de reprodução, surgiu o primeiro ser vivo da face da Terra.

Teoria essa comprovada posteriormente por Miller, mas isso é assunto para outra postagem.

7 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a explicação. Estou fazendo o 1° semestre de biologia, e espero ver mais dessas explicações no seu blog.

bjão

Feliz disse...

Seu blog e otimo adorei tirei um dez graças ao seu blog, ele e muito facil de resumir o que da num trabalho otimo e prefeito vlw

Anônimo disse...

Muito bom o seu resumo das
(duplas separadas rsrsrrs).
Obrigada me ajudou muito fazer o meu resumo.

Anônimo disse...

ola meu nome e meg. Sou prof da rede estadual. estou c as turma de 7 ano e gostaria de saber se poderia me enviar materiais resumidos sobre as teorias evolutivas. gostei das suas explicações.
nos vemos por aí
obrigado

Vinicius Guimarães disse...

obrigado voce me ajudou muito com meu trabalho.

Anônimo disse...

Adorei !

EU disse...

ainda não sei o nome completo de Haldane nem sua data de nascimento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!