Seguidores

28 março 2009

Cnidários - O ataque da água-viva.


Povos...

Hoje vou falar da coisa mais emocionante que há... Um goiano conhecendo o mar... É algo lindo.

Ele correndo de calção na praia em busca das ondas, depois a onda vem correndo atrás dela, faz desenhos indecifráveis no chão... Mal percebe o bando de mulheres maravilhosas no seu lado, hoje ele está realizando um sonho, conhecendo o mar.

Então lhe vem uma idéia... Tenho que levar algo para Goiás, mostrar que estive no mar... Ele pensa:
Levar um pouquinho de água? Não...
Um pouquinho de areia? Também não...
Aí ele vê um organismo transparente nadando, mas que depressa ele pega e escondi no calção... Pronto há uma lembrança da praia.

Momentos depois ele percebe que seu órgão genital está volumoso, conclui: Água do mar faz bem, por isso a mulherada é louca por surfistas.
Depois ele percebe que na verdade a região está inchada, fica vermelha e arde... Um ardor mortal... Vai até o doutor e diz que foi a água do mar...

Água do mar?

-Isso doutor, trouxe até um bichinho que escondi dentro do calção.

Aí está a resposta.

Como ele não foi aluno do Xandão, ou não estudou direito biologia (talvez a aula foi na segunda-feira), ele não sabe que a Água-viva pertence ao filo dos Celenterados, e uma das suas principais característica é a presença de cnidócitos são
células urticantes que possui função de defesa, sob qualquer perturbação, detectada através do cnidocílio, o cnidócito desenvagina seu filamento urticante, o nematocisto ou cnida (produzido pelo complexo de Golgi dos cnidócitos), liberando as substâncias tóxicas características de cada espécie.
Então anota ai: Cnidócitos são como bolsas e, dentro dessas bolsas há um “chicote” - o nematocisto - que penetra na pele liberando toxinas paralisantes e organelas aderentes. Com o contato, há a “explosão” do nematocisto e a conseqüente liberação das toxinas que provocam a dolorosa sensação de queimadura e irritação.

E além do mais, os celenterados, ou cnidários são: pluricelulares; diblásticos; exclusivamente aquático; e podem ser sésseis ou nadantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi
gostei muito de conhecer seu blog, parabéns é muito bom encontrar conteúdo de qualidade , estarei acompanhando.
Tenho um blog de conteúdo direcionado a natureza, meio ambiente, espero sua visita.
Cleisson